O que é quadro e canal em GSM

O principal conceito básico relacionado à transmissão do caminho de rádio do sistema GSM é a sequência de rajada (simplificada como Burst). É uma sequência de unidades de transmissão que inclui mais de 100 bits de modulação. A sequência burst tem uma duração restrita e captura um espectro de radiofrequência restrito. Eles podem ser descritos como saídas da janela de tempo e frequência. Esta janela é chamada Slot. Ou seja, dentro da faixa de frequência do sistema, a frequência central do slot é definida a cada 200KHz (observado a partir do parecer do FDMA); enquanto o slot ocorre ciclicamente conforme o tempo evolui, que ocupa 15/26ms (ou seja, aproximadamente 0,577ms) de cada vez (observado a partir da opinião do TDMA). Os intervalos desses slots são chamados de Time Slots e a duração deles é chamada de unidade de tempo (marcada como BP, indicando o Período de Burst).
Podemos usar o gráfico de tempo/frequência para desenhar o slot como um pequeno retângulo com comprimento de 15/26ms e largura de 200KHz, conforme mostrado no diagrama acima. Da mesma forma, podemos chamar a largura de banda de 200 KHz especificada no GSM como Slot de Frequência, que é equivalente ao Canal de Radiofrequência (ou seja, canal RF) nas especificações GSM.
Os dois termos: timeslot e sequência burst são diferentes até certo ponto na aplicação real. Por exemplo, a sequência burst às vezes está relacionada à unidade “retangular” de tempo-frequência e às vezes ao seu conteúdo. Da mesma forma, o timeslot tem o significado de valor de tempo ou indica que um slot em cada 8 slots é usado periodicamente.
Usar um canal especificado significa transmitir a sequência burst no momento e frequência especificados, ou seja, no slot especificado. Geralmente, o tempo dos slots em um canal é descontínuo.