Uma VLAN (Virtual Local Area Network) é usada para segmentar logicamente uma única rede física em várias redes virtuais. Ele permite que os administradores de rede agrupem dispositivos logicamente, independentemente de sua localização física, em domínios de transmissão separados. Essa segmentação aumenta a segurança, a eficiência e o gerenciamento da rede, isolando o tráfego dentro de VLANs específicas e controlando a comunicação entre elas.
VLANs são usadas para melhorar o desempenho, a segurança e a capacidade de gerenciamento da rede. Ao dividir uma grande rede em VLANs menores, os administradores podem reduzir o tráfego de transmissão, melhorar o desempenho da rede limitando o escopo dos domínios de transmissão e aumentar a segurança isolando dispositivos sensíveis ou críticos de outras partes da rede.
A função da VLAN em um roteador envolve a atribuição de tags VLAN aos pacotes de rede à medida que eles atravessam o roteador. Roteadores com suporte a VLAN podem rotear o tráfego entre diferentes VLANs com base em tags VLAN, permitindo-lhes separar e gerenciar o tráfego de diferentes VLANs em uma única interface física ou em várias interfaces. Esse recurso permite que os roteadores apliquem políticas de segurança, controlem o fluxo de tráfego entre VLANs e otimizem a alocação de recursos de rede.
Nas redes Cisco, as VLANs são configuradas e gerenciadas usando switches e roteadores Cisco. Os dispositivos Cisco suportam VLANs por meio de entroncamento IEEE 802.1Q, que permite que várias VLANs sejam transportadas em um único link físico entre switches ou roteadores. A configuração de VLAN envolve atribuir IDs de VLAN (tags) às portas do switch, definir a associação de VLAN para dispositivos conectados a essas portas e configurar interfaces de VLAN em roteadores para rotear o tráfego entre VLANs. Os switches e roteadores Cisco fornecem recursos robustos de gerenciamento de VLAN, incluindo criação, exclusão, modificação de VLAN e protocolos de entroncamento de VLAN como ISL (Inter-Switch Link) e 802.1Q, garantindo implantação e operação eficientes de VLAN em redes corporativas.