IMAP4 (Internet Message Access Protocol versão 4) é um protocolo usado por clientes de email para recuperar mensagens de email de um servidor de email. Ele permite que os usuários gerenciem suas mensagens de e-mail no servidor sem precisar baixá-las permanentemente para seus dispositivos locais. O IMAP4 oferece suporte a funcionalidades como gerenciamento de pastas, sinalização de mensagens e sincronização de e-mail em vários dispositivos, tornando-o adequado para usuários que acessam seus e-mails de diferentes locais ou dispositivos.
O número de protocolo atribuído ao IMAP4 é 143. Em redes, os números de protocolo são usados para identificar protocolos específicos dentro do conjunto de protocolos TCP/IP. O IMAP4 usa o protocolo número 143 para garantir que os dispositivos e servidores possam identificar e processar corretamente o tráfego IMAP4 na rede.
IMAP (Internet Message Access Protocol) e IMAP4 são frequentemente usados de forma intercambiável para se referir à mesma versão do protocolo. IMAP4 é simplesmente a quarta versão do protocolo IMAP, que evoluiu ao longo do tempo para oferecer suporte a recursos e funcionalidades aprimorados em comparação com seus antecessores. Portanto, IMAP e IMAP4 referem-se ao protocolo usado para recuperar e gerenciar mensagens de e-mail em um servidor remoto.
O IMAP4 normalmente usa duas portas para comunicação:
- Porta 143: Esta é a porta padrão para IMAP4 sem criptografia SSL/TLS.
- Port 993: Esta é a porta padrão para IMAP4 com criptografia SSL/TLS (IMAPS). A criptografia SSL/TLS adiciona uma camada de segurança às comunicações IMAP4, protegendo os dados de e-mail contra acesso não autorizado e interceptação durante a transmissão.
Um tipo de conta configurado como IMAP4 nas configurações de e-mail indica que o cliente de e-mail usará o protocolo IMAP4 para recuperar e gerenciar mensagens de e-mail do servidor de e-mail configurado. Os usuários podem escolher IMAP4 ao configurar suas contas de e-mail para habilitar recursos como acesso remoto, sincronização de mensagens entre dispositivos e gerenciamento eficiente de pastas de e-mail diretamente no servidor.