Qual é o propósito do WPA3?

O objetivo do WPA3 (Wi-Fi Protected Access 3) é aumentar a segurança das redes sem fio, abordando vulnerabilidades e pontos fracos encontrados em seu antecessor, o WPA2. O WPA3 visa fornecer criptografia mais forte, mecanismos de autenticação mais robustos e proteção aprimorada contra ataques de força bruta e outras ameaças à segurança que geralmente visam redes Wi-Fi.

O WPA3 é usado para proteger conexões Wi-Fi através da implementação de protocolos de criptografia mais fortes, como o conjunto de criptografia de 192 bits, que oferece maior proteção contra acesso não autorizado e interceptação de dados transmitidos por redes Wi-Fi. Também introduz a Autenticação Simultânea de Iguais (SAE), um protocolo que substitui o método de chave pré-compartilhada (PSK) usado no WPA2, fortalecendo ainda mais a segurança.

Se você realmente precisa do WPA3 depende de seus requisitos específicos de segurança e dos dispositivos e infraestrutura que você usa. Se você prioriza recursos de segurança aprimorados e proteção contra ameaças cibernéticas modernas, a atualização para WPA3 pode trazer benefícios significativos. No entanto, se os seus dispositivos e infraestrutura de rede atuais não suportarem WPA3, ou se você não lidar com dados confidenciais por Wi-Fi, o WPA2 ainda poderá ser suficiente.

A escolha entre WPA2, WPA3 ou WPA3 depende apenas de vários fatores. WPA3 oferece recursos de segurança mais fortes e deve ser preferido se todos os seus dispositivos e infraestrutura Wi-Fi o suportarem. No entanto, se alguns dos seus dispositivos não forem compatíveis com WPA3, você pode considerar usar um modo misto onde WPA2 e WPA3 coexistem (modo de transição WPA2/WPA3). Isso permite que dispositivos mais novos usem WPA3, enquanto dispositivos mais antigos ainda podem se conectar usando WPA2, mantendo a compatibilidade sem comprometer significativamente a segurança.