O princípio do SNMP (Simple Network Management Protocol) é gerenciar e monitorar dispositivos de rede e suas funções. Ele permite que os administradores de rede gerenciem centralmente o desempenho da rede, encontrem e resolvam problemas de rede e planejem o crescimento da rede.
SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo usado para gerenciar dispositivos em redes IP. Funciona trocando informações de gerenciamento entre dispositivos de rede, como roteadores, switches, servidores e estações de trabalho. O SNMP usa um modelo gerente/agente: o gerente envia solicitações aos agentes nos dispositivos de rede e os agentes respondem com dados ou executam ações.
O princípio de funcionamento do Simple Network Management Protocol (SNMP) envolve o gerenciador SNMP enviando solicitações aos agentes SNMP, que estão incorporados em dispositivos de rede. Os agentes então coletam dados de seus respectivos dispositivos e enviam respostas de volta ao gerente. Isso permite que o gerente monitore o desempenho da rede, detecte problemas e gerencie configurações.
As operações básicas do SNMP são Get, Set, GetNext e Trap. A operação Get recupera o valor de uma variável de um agente. A operação Set modifica o valor de uma variável em um agente. A operação GetNext recupera o valor da próxima variável na sequência. A operação Trap permite que os agentes enviem alertas não solicitados ao gerente.
Os quatro componentes do SNMP são o gerenciador SNMP, os agentes SNMP, a Management Information Base (MIB) e o próprio protocolo SNMP. O gerenciador SNMP supervisiona a rede, os agentes SNMP residem em dispositivos de rede e coletam dados, o MIB é um banco de dados de objetos gerenciados e o protocolo SNMP define o formato e a comunicação entre gerentes e agentes.