SMTP, ou Simple Mail Transfer Protocol, é um protocolo usado para enviar mensagens de e-mail entre servidores. Opera em redes TCP/IP e é essencial para a transmissão de emails pela Internet e em redes privadas.
O SMTP funciona estabelecendo um canal de comunicação entre o cliente SMTP do remetente (geralmente um aplicativo ou servidor de e-mail) e o servidor SMTP do destinatário. O remetente inicia a comunicação conectando-se ao servidor SMTP do destinatário na porta TCP 25 (ou outras portas designadas como 587 para transmissão segura de e-mail). Uma vez conectado, o remetente envia a mensagem de e-mail junto com as informações do remetente e do destinatário para o servidor SMTP.
SMTP é usado principalmente para enviar mensagens de email de um servidor para outro. Facilita a transferência de dados de e-mail, definindo um conjunto de regras e comandos que permitem uma entrega confiável. Os servidores SMTP cuidam da transmissão e do roteamento de mensagens de e-mail com base nas informações do domínio do destinatário, garantindo que os e-mails sejam entregues aos servidores de e-mail corretos, responsáveis pela caixa de correio do destinatário.
Para enviar um e-mail usando SMTP, configure seu cliente ou aplicativo de e-mail para se conectar a um servidor SMTP. Normalmente, você insere o endereço do servidor SMTP (por exemplo, smtp.example.com) e o número da porta (25 ou 587 para SMTP padrão ou 465 para SMTP sobre SSL/TLS). Você também fornece credenciais de autenticação (nome de usuário e senha), se exigido pelo servidor SMTP. Uma vez configurado, você redige seu e-mail e clica em “Enviar”, iniciando o processo do protocolo SMTP de transmissão do e-mail para o servidor do destinatário.
O processo de um servidor SMTP envolve várias etapas:
- Handshake: O cliente inicia uma conexão TCP com o servidor e se identifica.
- Mail Transfer: O cliente envia o endereço de e-mail do remetente, o endereço de e-mail do destinatário e o conteúdo do e-mail para o servidor usando comandos SMTP (por exemplo, EHLO, MAIL FROM, RCPT TO, DATA).
- Entrega: O servidor SMTP encaminha o e-mail para o servidor de domínio do destinatário, o que pode envolver a retransmissão por vários servidores até chegar ao destino final.
- Notificação: O servidor envia códigos de confirmação (por exemplo, 250 OK) para confirmar a entrega bem-sucedida ou códigos de erro (por exemplo, 550 Usuário desconhecido) se surgirem problemas.
O próprio SMTP foi projetado principalmente para enviar e-mails em vez de recebê-los. Para receber e-mail, os servidores normalmente usam protocolos como IMAP ou POP3 para permitir que os clientes recuperem mensagens armazenadas no servidor. No entanto, o SMTP desempenha um papel na transferência inicial de e-mails recebidos dos servidores de envio para o servidor de e-mail do destinatário antes de ser armazenado e disponibilizado para recuperação pelo destinatário.